O que é planejamento de comunicação?

A comunicação empresarial torna-se  cada dia mais diversificada devido à utilização de vários canais para se comunicar com múltiplos públicos. Seja virtual ou offline, a comunicação passa pelo universo interno integrando e informando os funcionários e vai até o externo, atraindo a atenção dos clientes e da comunidade, por exemplo.

Entretanto, para que a comunicação seja estratégica, ela deve ser planejada, pois no processo de planejamento será possível amarrar as ideias, integrar os canais e a mensagem que será transmitida por cada um deles. O objetivo é que tudo (canais, pessoas, mensagens) trabalhe em prol das principais estratégias da empresa e fortaleçam a marca.

O Planejamento de Comunicação é composto por 3 etapas:

Diagnóstico: Análise do segmento, dos públicos-alvo (funcionários, clientes, fornecedores, imprensa, comunidade, etc), produtos e/ou serviços da empresa, da concorrência e das estratégias de comunicação, a partir de técnicas de coletas de informações como pesquisas, reuniões, briefing, etc.

Plano de Ação: Após a identificação das problemáticas e oportunidades na comunicação e mercado em que a empresa atua, serão definidos programas e projetos que aperfeiçoem o posicionamento da empresa e a maneira como se comunica com os seus públicos de interesse.

Execução: Trata-se da execução dos projetos propostos, acompanhando e controlando as tarefas desenvolvidas para que saiam conforme o desejado e tragam os resultados traçados.

A Tcomunica terá o prazer em auxiliar sua empresa a fazer o planejamento de comunicação. Entre em contato!

Equipe Tcomunica.

Últimas Notícias

A crise deve estar do lado de fora

Storydoing é o novo Storytelling?

Infográfico: o filme Deadpool e a estratégia de marketing digital